Diretores da FESSP-ESP, CSPB e NCST participam do II Congresso Estadual do Fisco Paulista

Três anos após a sua primeira edição, o SINAFRESP (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo), realizou, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Hotel Renaissance em São Paulo, a segunda edição do CONEFIP (Congresso Estadual do Fisco Paulista). Com a presença de centenas de Agentes Fiscais de Rendas e convidados, o Congresso, em formato painel e mesa redonda, apresentou como tema central, “Justiça Fiscal: A matéria-prima da transformação”, com abordagens acerca da sonegação fiscal, reforma tributária, funcionalismo público, sindicalismo moderno, austeridade, dívida pública, dentre outros da atualidade e assuntos relevantes para a carreira fiscal. Foram realizados diversos painéis, com abordagens e debates envolvendo: Ética e Impactos no Serviço Público, Sindicalismo moderno: novos meios para interagir com a sociedade, Falácia da austeridade como única solução para a crise, A Reforma Tributária possível, no Brasil, Novo Fisco Paulista, e temas específicos da carreira do fisco paulista. O congresso também teve por objetivo, definir os caminhos futuros da carreira de Agente Fiscal de Rendas e suas perspectivas profissionais.

Paulo Catelan e Mauro de Campos com Alfredo Maranca, presidente do SINAFRESP.

A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo (FESSP-ESP), como representante dos sindicatos estaduais dos servidores de São Paulo, entidade parceira e coirmã do SINAFRESP, prestigiou o evento que contou com a presença dos diretores: Mauro de Campos, diretor de Assuntos de Servidores Estaduais da FESSP-ESP, diretor Adjunto de Imprensa, Divulgação e Relações Públicas da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e secretário estadual do Plano do Servidor Público da Nova Central Sindical de Trabalhadores/SP; Paulo Carvalho Catelan, diretor de Assuntos Jurídicos da FESSP-ESP, diretor Adjunto de Comunicação da Nova Central Sindical de Trabalhadores/SP e diretor do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (SISPESP); e Samuel Paulo Viana da Silva, Técnico da Fazenda e Diretor da FESSP-ESP.

Samuel Viana e Mauro de Campos com Glauco Honório, vice-presidente do SINAFRESP.

O presidente do SINAFRESP, Alfredo Maranca, abriu o evento e ressaltou a relevância dos Agentes Fiscais de Renda no bom funcionamento do Estado. “O AFR transforma o intangível em Justiça Social e em arrecadação para o Estado, consequentemente trabalha por uma sociedade melhor. Esse evento é um momento de reflexão para nossa carreira, porém também um momento de comemorarmos o que conquistamos nos últimos tempos e lembrarmos da relevância social que nossa categoria possui”, disse Maranca.

Com a presença de autoridades fiscais, parlamentares, representantes de entidades sindicais e da sociedade civil, o CONEFIP promoveu debates em diversos painéis no decorrer dos dias do evento. Entre os temas debatidos, destacamos: Ética e Impactos no Serviço Público, Sindicalismo moderno: Novos meios para interagir com a sociedade, A “falácia da austeridade” como única solução para a crise e a Reforma Tributária no Brasil.

O professor doutor Clóvis de Barros Filho, no primeiro dia de evento, ministrou uma palestra descontraída e reflexiva sobre “a busca da felicidade, do seu lugar, da excelência e sobre como se reinventar para alcançar tais objetivos”. No segundo dia, o palestrante foi o professor Luiz Flávio Gomes, fundador do movimento “Quero um Brasil ético”, que falou sobre os avanços no combate à corrupção alcançados pela Operação Lava-Jato e sobre o panorama político e social que encontraremos nas eleições de 2018.

Professor Luiz Flávio Gomes.

No terceiro dia, o acesso ficou restrito a participação exclusiva dos Agentes Fiscais de Rendas que debaterá temas específicos acerca das atribuições do Fisco, trabalho elaborado pela CT-Atribuições.

A FESSP-ESP, em nome de seu presidente Lineu Neves Mazano, agradece o convite e parabeniza o SINAFRESP na pessoa de seu presidente pela iniciativa e excelência na organização do II CONEFIP.

FOTOS:

Por Juliano Calixto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *