NOSSOS FILIADOSNOTÍCIAS

Diretoras da Federação garantem apoio para Frente Parlamentar pela Auditoria Cidadã da Dívida

As diretoras Desirée de Marco e Marilene Queiroz representaram a Fessp-Esp, em reunião com o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT). Foto: Imprensa/Fessp-Esp.

Em reunião no início do mês, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), as diretoras da Federação, Marilene Queiroz e Desirée de Marco, representaram a entidade no pedido de apoio ao deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) na Frente Parlamentar pela Auditoria Cidadã da Dívida Núcleo São Paulo (ACDSP).

A Frente Parlamentar é uma criação do deputado Carlos Giannazi (Psol), e tem como objetivo fomentar, defender, debater e aprimorar a discussão sobre a importância da auditoria da dívida pública, o endividamento do Estado, seus contratos lesivos e a prática ilegal de emissão de títulos da dívida, que subtrai verbas do orçamento público, gerando mais dívidas.

Segundo os dados apresentados por Giannazi, o orçamento do Estado, aprovado pela Alesp para 2024, prevê uma arrecadação de R$ 328 bilhões para os cofres. Apesar disso, a dívida chega a aproximadamente R$ 303 bilhões.

O parlamentar informa que, no interior dessa dívida, há uma gama de contratos lesivos a São Paulo, como por exemplo a privatização do Banespa, quando o Estado assume todo o passivo do banco, passando somente os ativos ao Santander. “Tal passivo foi absorvido pelo Estado e sua origem se deu no alto endividamento das estatais, estimulado pela liquidez internacional do Dólar”, explica.

Outro ponto abordado na reunião com o deputado Marcolino foi a securitização dos recebíveis tributários e as perdas das receitas orçadas nos caminhos das instituições financeiras envolvidas e da CPSEC (Companhia Paulista de Securitização).

Foi informado ao parlamentar que existe processo, com causa ganha em primeira instância, suspendendo as operações de securitização com a CPSEC, mas esta atividade pode estar ocorrendo com outra entidade.

Segundo a diretora Desirée de Marco, o deputado Marcolino irá pesquisar toda a cadeia dos empréstimos, desde o financiamento até a sua execução. “Garantimos um importante apoio nesta Frente Parlamentar pela Auditoria Cidadã da Dívida”, afirma.

Os próximos passos agora serão os envios de documentos ao deputado Marcolino, para que haja o estudo de todos os contratos do Estado, bem como o envio da minuta do texto da Frente Parlamentar do deputado Carlos Giannazi. Também serão agendadas reuniões com outros parlamentares, inclusive de outras siglas, em busca de apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *