NOTÍCIAS

Federação participa de Conferência com ministro Luiz Marinho

A diretora Marilene Queiroz e o presidente Lineu Mazano representaram a Fessp-Esp na Conferência CT&I, promovida pelo Dieese, com participação do ministro Luiz Marinho. Foto: Renato Luque/Imprensa Fessp-Esp.

A Federação participou, na última sexta-feira (5), da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Mundo do Trabalho, promovida pelo Dieese. O evento teve participação de dirigentes sindicais das mais diversas categorias, além do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O foco da Conferência foi de debater e construir propostas, além de analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI).

Durante a sua fala, o ministro Luiz Marinho ressaltou a importância de aliar as novas tecnologias ao mundo do trabalho, a fim de gerar mais empregos e valorizar também a renda dos trabalhadores em todo o País.

“A sociedade precisa refletir, ao longo do debate, qual o limite do processo de implantação dessas tecnologias, da inteligência artificial. O que fazer com o mundo do trabalho? O que fazer com a jornada de trabalho, para organizar as novas frentes de possibilidades das nossas economias, como pensar o papel das famílias? Como será daqui 20 anos, se nós permitirmos que se avance na inteligência artificial e as inovações tecnológicas, sem o devido debate da presença no mundo do trabalho?”, questionou o ministro.

“Estamos agora com um Projeto de Lei que prevê a concessão de direitos para trabalhadores de aplicativos. A desinformação, a mentira, a desconstrução do estado e do processo democrático imperam, numa ignorância total, que trabalhadores não conseguem ler, que deputados não conseguem ler e compreender, que estamos com dificuldades de nos apropriar das informações corretas para contrapor esse estado de ignorância”, ressaltou Marinho.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, o movimento sindical terá grande tarefa pela frente, a fim de combater essa desinformação e para que os trabalhadores conquistem direitos. “Precisamos nos apropriar do debate sobre a verdade”, afirmou.

Federação – O presidente Lineu Mazano e a diretora de Comunicação da Fessp-Esp, Marilene Queiroz, estiveram presentes no evento representando a entidade. Para o presidente Lineu, todo o movimento sindical deve se unir para aliar as novas tecnologias ao mundo do trabalho.

“As tecnologias são realidade. Mas precisamos estar atentos para que ela seja uma aliada da classe trabalhadora, em especial dos Servidores Públicos do nosso País. Por isso, avalio como de extrema importância a abertura deste debate pelo Dieese, para que todos possamos dialogar e construir uma frente ampla de defesa dos direitos aliados às novas tecnologias”, conclui Lineu.

Conferência – A 5ª Conferência Nacional CT&I está disponível no canal do YouTube do Dieese. Clique aqui e assista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *