NOTÍCIAS

Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, dedicado à saúde das mulheres, agora teve início ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 20% dos novos casos de tumor em homens é nessa região.

Ainda conforme dados do Inca, 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas acabam não resistindo. No Brasil, a cada 38 minutos, morre um homem devido ao câncer de próstata.

Prevenção – A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

“A Fessp-Esp apoia a campanha Novembro Azul. É uma forma deajuda a reforçar a importância de fazer o exame de prevenção, além de derrubar os tabus da doença. Portanto, cuide-se. Vergonha é não se cuidar!”, afirma Lineu Mazano, presidente da Fessp-Esp.

Clique aqui e baixe a cartilha ou acesse o site do Inca para saber mais obre a campanha Novembro Azul.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *