Dívida pública impacta o servidor, alerta presidente Lineu

Nesta quinta-feira, 24, o presidente da Federação, Lineu Mazano, foi um dos convidados do programa Alesp Cidadania, da TV Alesp. Ao lado do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp), Devanir Zuliani, e da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli, Lineu destacou a importância de se discutir a dívida pública com toda a sociedade e os impactos que isso traz para a população, em especial aos servidores públicos.
Na visão de Lineu, a dívida prejudica o serviço público de maneira geral. “Para que haja uma boa estrutura nos órgãos, um quadro de pessoal mais amplo, melhores salários aos servidores e maior efetividade na prestação de serviços à população, é preciso discutir a dívida. Mesmo com o governo destinando grande parte da arrecadação para o abatimento dessa dívida, ela nunca tem fim. O impacto na vida dos servidores é direto”, explica o presidente da Fessp-Esp.
Segundo Maria Lucia Fattorelli, a coordenadora nacional da ACD e auditora fiscal aposentada da Receita Federal, o grande problema da dívida é a securitização. “Por isso, a importância de se fazer uma auditoria. O Estado paga por sua dívida todos os anos e, ainda assim, ano após ano, são pagos juros extremamente abusivos dessa dívida, que nunca tem fim”, destaca.
O presidente do Sinafresp, Devanir Zuliani, apontou o trabalho realizado pelos auditores fiscais e como isso poderia beneficiar a população. “O Fisco Paulista acompanha o contribuinte, negocia e garante o pagamento dos impostos, para que o Estado possa utilizar esses valores em aplicações de melhorias”, afirma.
O programa Alesp Cidadania vai ao ar no Canal da TV Alesp no YouTube. Clique aqui e acesse.