NOTÍCIAS

Empresa 99 oferece canal de acolhimento a mulheres vítimas de violência

A empresa 99, de transporte por aplicativo, amplia a sua participação na luta contra a violência feminina e viabiliza um canal de comunicação que conecta mulheres ao projeto Justiceiras, uma força-tarefa que reúne uma equipe multidisciplinar para prestar orientação e auxílio às vítimas de violências em todo o território nacional.

Ao abrir o aplicativo da 99 e clicar na Central de Segurança, a vítima terá acesso a um formulário que direciona seu caso para a equipe das Justiceiras. Presente em 1,6 mil cidades, a 99 tem quase 60% de sua base de usuários formada por mulheres.

Em 2020, a Companhia subsidiou 20 mil corridas gratuitas com destino à Delegacias da Mulher para estimular a denúncia e combater a violência sofrida seja em casa, no trabalho, no deslocamento, entre outros.

A ação teve início no Carnaval em uma campanha contra o assédio e foi estendida diante dos sinais de aumento da violência doméstica por conta da quarentena provocada pela Covid-19. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, o isolamento social foi responsável por um crescimento de cerca de 40% no número de denúncias registradas pelo canal 180. O Brasil ocupa o incômodo quinto lugar em casos de agressão contra mulheres no mundo. A cada dois minutos uma mulher é vítima de agressão.

Na avaliação da diretoria de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e do Sispesp, Kátia Rodrigues, ações nesse sentido fazem toda diferença na sociedade. “As mulheres são sempre as mais prejudicadas e a questão da violência só se agravou na pandemia, devido aos agressores estarem em casa,. Muitas mulheres vítimas da violência doméstica que utilizam transporte público ou carro por aplicativo passam por essa dificuldade e não têm coragem de pedir ajuda”, afirmou a diretora.

Para a diretora, a iniciativa deve servir de exemplo para outras empresas. “Já que o poder público não atende às reais necessidades das mulheres, essas entidades, empresas e ONGS se unem para cumprir esse papel. Políticas públicas para mulheres é uma questão de saúde, de segurança e dignidade. Estou muito feliz por essa empresa ser solidária à causa das mulheres”, finalizou Kátia.

Mais Mulheres na Direção – A iniciativa soma-se a outras ações do movimento “Mais Mulheres na Direção“, promovido pela 99. São iniciativas destinadas ao público feminino da plataforma, motoristas parceiras e, também, às colaboradoras da companhia, para encorajá-las a chegarem onde quiserem, a assumir a direção dos seus sonhos, das suas finanças e de suas vidas da melhor forma.

Com o intuito de dar força e empoderar o desenvolvimento das brasileiras, o movimento atua em iniciativas internas de diversidade e equidade de gênero na busca por parcerias com empresas e entidades para ofertar suporte às mulheres, incluindo mulheres trans, a ter acesso a recursos e programas de combate ao assédio e recolocação profissional.

Com informações do site Mobilidade Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *