NOTÍCIAS

Superendividamento dos servidores deve ser combatido, apontam lideranças da CSPB

Para a CSPB, o superendividamento dos servidores deve ser estudado de forma adequada para trazer soluções. Foto: Secom/CSPB

A Câmara dos Deputados sediou, na tarde de terça-feira (16), uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor na Casa. Em discussão, o superendividamento dos servidores públicos. A Federação esteve representada pelo presidente Lineu Mazano, que também representou a Força Sindical e a nossa Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), ao lado do presidente João Domingos Gomes dos Santos e demais lideranças sindicais da entidade.

Os deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA) convocaram a Audiência Pública para discutir as causas e os impactos sociais do problema, que afeta milhares de famílias dos trabalhadores no setor público.

Para o presidente Lineu Mazano, a conta é simples. “A maioria dos servidores públicos não têm aumento real há bastante tempo”, afirma. Para ele, a falta de valorização salarial faz com que os trabalhadores fiquem no negativo.

“Despesas com saúde oneram bastante e comprometem a saúde financeira, psicológica e física dos servidores. Esse é um tema que precisa fazer parte da negociação coletiva: a vida do servidor público. Mas cadê a negociação coletiva, que ainda não temos?”, indaga Lineu.

Para Lineu Mazano, presidente da Fessp-Esp, a falta de aumento real é um dos principais motivos para o superendividamento de servidores. Foto: Secom/CSPB.

O presidente da CSPB, João Domingos, segue na mesma linha de defesa dos servidores. “Todos os problemas que afetam os servidores federais atingem os servidores estaduais e municipais, em uma escala muito maior. Suas margens salariais são muito menores. Quando falamos em endividamento, estamos falando de escassez alimentar, de dificuldades com habitação e comprometimento da renda para o pagamento dessas outras despesas básicas”, explica.

Propostas
O presidente da CSPB propôs, durante a Audiência Pública, que seja criada uma Subcomissão, dentro da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, para que este tema seja estudado de forma adequada, trazendo soluções que se estendam aos servidores das Três Esferas e dos Três Poderes.

Segundo Lineu Mazano, essa ideia é um primeiro passo para uma luta que deve ser abraçada por todo o movimento sindical representativos dos servidores públicos. “Podemos dar boas contribuições e desejamos fazê-lo”, conclui o presidente da Federação.

Assista
Assista no player abaixo a íntegra da Audiência Pública sobre o superendividamento dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *