SP: Fessp- Esp e Sispesp participam do ato contra o PL/529 do governo Dória
27/08/2020 | 09:30
por Katia Rodrigues
Na tarde desta quarta-feira (26/08), a Fessp-Esp – Federação Dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo e o Sispesp – Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo, foram protagonistas de manifestação na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em conjunto com a Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, formada por 52 entidades, contra o PL/529, que prevê o aumento da contribuição do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual , de 2 para 3% e a extinção de 10 órgãos fundamentais para o Estado de São Paulo. O presidente da Fessp-Esp e do Sispesp, Lineu Neves Mazano, esteve à frente das manifestações.
Diversas entidades sindicais representativas ao funcionalismo público abordaram deputados na entrada da ALESP com gritos de ordem e com suas faixas, discursando sobre a importância da permanência das fundações e autarquias que serão extintas, bem como a demissão de mais de 5.600 funcionários que ficarão sem emprego caso este projeto dê segmento.
O presidente da Comissão Consultiva do Iamspe (CCM-IAMSPE), Guilherme Nascimento, afirmou na oportunidade que o instituto é do servidor público, e que é preciso lutar, juntos, para que o Governo dê a sua contribuição na mesma proporção que a do servidor, cidadão contratado pelo Estado que têm como premissa sempre prestar um atendimento digno à todos.
O Deputado Carlos Gianazzi, assim como a Deputada Mônica Seixas , estiveram presentes ,e se juntaram aos manifestantes, apoiando os servidores na luta contra o projeto.
A Diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp e do Sispesp, Kátia Rodrigues, também representando a NCST-SP , discursou:
“Na tarde de hoje, estamos todos aqui reunidos nesta casa mais uma vez para lutar contra este Governo que quer acabar com o funcionalismo público, privatizar o serviço e colocar a população contra os servidores. A população precisa entender que não somos os vilões, como o governo insiste em dizer. Estamos aqui , mesmo com a pandemia, lutando para a permanência do serviço público gratuito e de qualidade para todos.”
Em conjunto ao ato, foi realizado um “ tuitaço” nas redes sociais com a hastag #NãoAoPL529; uma carreata com “ buzinaço” em volta da assembleia e, por meio do encaminhamento de e-mails aos deputados, incontáveis solicitações para a derrubada do PL 529, atividade atribuída aos companheiros que não puderam participar da manifestações.
Após a fala dos manifestantes, do Movimento Estudantil, e dos representantes das entidades que estão na agenda de extinção dentro do projeto, como EMTU e FURP, o coordenador do ato, Lineu Mazano, afirmou:
“Precisamos nos unir contra este governo que, a cada dia, tira os direitos dos servidores e que pretende aniquilar o serviço público . Este ato é um dos primeiros de muitos que ainda serão realizados por nós até este projeto seja retirado por completo desta casa legislativa. A Frente Paulista estará realizando sua próxima reunião na segunda–feira (31/08), ocasião em que estaremos organizando nossas próxima ações. Queremos mostrar aos deputados e para a população o quanto este projeto é cruel, e o quanto irá deixar deficiente o atendimento para o povo do Estado de São Paulo.”
Também participaram do ato o Diretor de Finanças do Siispesp, Benedito Claudinei; e os Diretores da Fessp-Esp: Gildete Amaral dos Santos; Carlos Eduardo Piotto e Magno Alexandre Cerino.
* Katia Rodrigues é Diretora de Assuntos da Mulher e de Gêneros da NCST-SP, da CSPB, da Fessp-Esp e do Sispesp
Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp