Sindcop e Federação participam de Conferência Nacional da Polícia Penal
O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário (Sindcop) e a Federação participaram, na última quinta (9), da 2ª Conferência Nacional da Polícia Penal (Conapp). O evento aconteceu no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Sob o tema “Privatização do Sistema Penal e a Lei Geral da Polícia Penal”, os participantes assistiram palestras de deputados ligados à categoria e de especialistas no tema.
Criada em 2022, a Polícia Penal de São Paulo ainda não foi regulamentada pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar disso, os Servidores seguem empenhados na luta para integrar oficialmente o quadro da Polícia do Estado, assim como Civis e Militares.
Para Gilson Barreto, presidente do Sindcop, falta vontade política de Tarcísio para a regulamentação. “A Polícia Penal é uma conquista da categoria, diferente das outras Polícias que já vieram do Estado. A Polícia Militar, Civil e Rodoviária são iniciativas do Estado. Enquanto a Polícia Penal é uma conquista de categoria. O que falta é vontade política. Agora, só depende do governador”, afirma.
O presidente da Federação, Lineu Mazano, também esteve presente no evento. “Essa luta é de todos os Servidores, não apenas os profissionais do sistema penitenciário. É preciso que todo o funcionalismo pressione o governador, para que ele, enfim, regulamente a Polícia Penal”, explica Lineu.
Assista – Clique aqui e assista à Conferência na íntegra.