Federação acompanha Congresso contra Assédio, do Sinditamaraty
O presidente da Federação, Lineu Mazano, e o vice, Eduardo Becker, estão presentes em Brasília no Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty).
O objetivo do evento é de debater o assédio sexual nos Três Poderes, bem como a violência no ambiente de trabalho, práticas antissindicais, assédio moral e institucional no Serviço Público, ações afirmativas de combate às diversas modalidades de assédio e apresentação da pesquisa “Protocolo Atos de Violência no Ministério das Relações Exteriores”.
A abertura do evento ocorreu nesta segunda (13), com palestra do presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos. Além do dirigente, palestraram também a presidente do Sinditamaraty, Ivana Lima, e representantes do Governo, da Internacional de Serviços Públicos (ISP) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os debates e palestras prosseguem ainda nesta terça (14).
Segundo o presidente da Federação, este evento reforça o compromisso da entidade na luta contra o assédio. “Não podemos permitir ou fechar os olhos para esta questão, que é de extrema importância. Servidores adoecem em decorrência dessas práticas. Precisamos, além de conscientizar as direções sindicais sobre o assunto, combater todas as formas de assédio nos ambientes de trabalho”, afirma Lineu.
Já para Eduardo Becker, o Sinditamaraty acerta em cheio ao promover debates e palestras tão ricos em conhecimento. “Muitas pessoas desconhecem sobre o assunto. Por isso, considero que a realização deste congresso foi acertada. Precisamos unir esforços em todo o movimento sindical a fim de que o assédio seja combatido com rigor”, completa o vice-presidente da Fessp-Esp.