A tragédia de Juliana Marins e a necessidade dos Serviços Públicos

Com tristeza, recebemos a informação na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, da morte da brasileira Juliana Marins, que caiu enquanto fazia uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. A informação foi compartilhada pela família ao término das buscas, que chegaram ao quarto dia e constataram a tragédia.
Clique AQUI e saiba mais sobre a tragédia que vitimou a cidadã brasileira
Mas o que isso comprova é que, fosse no Brasil, um caso desta magnitude não teria se desdobrado com tamanha negligência por parte do governo e tampouco das equipes de socorro.
Se algo similar ocorre em solo brasileiro, imediatamente iniciam-se os trabalhos de resgate, em trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, SAMU e o SUS como um todo.
O que há de similaridade entre todos os citados acima: são Serviços Públicos operados por Servidores Públicos.
Em Nota, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou, no dia 22, que a embaixada do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, mobilizou as autoridades locais no mais alto nível, para que as equipes de resgate fossem acionadas e trouxessem a brasileira ainda com vida.
Enquanto entidades representativas dos Servidores Públicos, não queremos aqui apontar os culpados. Neste instante, nos solidarizamos com todos os amigos e familiares de Juliana Marins, neste terrível momento de dor e tristeza.
Reforçamos também nosso compromisso em lutar por um Serviço Público universal e de qualidade para todos. Como dito antes, no Brasil teria sido tudo muito diferente. Que esta tragédia sirva de exemplo para demonstrar a importância que os Servidores Públicos têm para com o seu povo.
Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB
Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp