Entidades dos Servidores unirão forças contra PEC 66/2023
Nesta quarta (25), representantes de entidades representativas dos Servidores Públicos estiveram reunidos na Força Sindical para discutir o mais novo ataque do governo contra os trabalhadores: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023.
Na prática, esta PEC alivia os pagamentos de dívidas dos Municípios em detrimento da Previdência dos Servidores. A Federação esteve presente no evento, representada pelo presidente, Lineu Mazano.
O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Domingos Gomes dos Santos, participou por videoconferência. Em sua fala, João Domingos destacou que essa PEC pode atingir a todos, tanto os que já estejam aposentados quanto os que ainda irão se aposentar.
“Por conta dos nossos esforços de conscientização para o tema, a disputa política irá ocorrer na Câmara dos Deputados. E os parlamentares que apoiarem essa criminosa proposta, irão arcar com o ônus político de se revelarem como ferrenhos adversários dos Servidores Públicos do País”, afirma o presidente da CSPB.
Para Lineu Mazano, este momento é importante para unir forças em todo o movimento sindical brasileiro. “Temos uma PEC prejudicial dessas que, caso ela passe, não será só na aposentadoria dos Servidores Públicos que irão mexer. Isso pode abrir uma brecha para que mexam nas aposentadorias de todos os trabalhadores deste País”, explica.
“Por isso, precisamos da união de todo o movimento sindical, com apoio de todas as suas bases, para barrarmos esse projeto maligno para os Servidores”, conclui o presidente da Federação.
Encaminhamentos – Dentre os encaminhamentos da discussão na Força Sindical, os dirigentes presentes aprovaram a criação de um abaixo-assinado pela derrubada da PEC, a elaboração de informativo sobre os prejuízos desta proposta, além de mobilizar as bases dos Sindicatos.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da CSPB