Ato na Esplanada dos Ministérios reforça luta contra PEC 32
Parte da campanha Contra a PEC 32, servidores promoveram nesta terça-feira, 3 de agosto, mobilização com protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A atividade visa chamar a atenção da população e pressionar parlamentares denunciando os impactos da Proposta de Emenda Constitucional 32 (Reforma Administrativa) para a sociedade brasileira.
Caravanas de diversas regiões deslocaram-se para a capital federal para protestar contra o desmonte dos serviços públicos, objetivo da chamada Reforma Administrativa.
Para cobrir o evento, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e a Nova Central (NCST) coordenaram a transmissão ao vivo com parte da atividade ocorrendo em estúdio, através do link, da TV Sindireta.
O presidente João Domingos Gomes dos Santos, que foi o ancora das entrevistas, recebeu especialistas, parlamentares, lideranças sindicais nacionais e internacionais para debater os incalculáveis prejuízos econômicos e sociais de uma eventual aprovação da proposta. Todas as falas alertaram para os perigos embutidos na Reforma Administrativa.
A Fessp-Esp participou da transmissão. Presidente da Federação e do Sispesp, Lineu Mazano, destacou a importância de mobilizar a sociedade contra a PEC 32. “Essa PEC vai destruir todo o Estado brasileiro afetando diretamente sobre a população. A intenção do governo é entregar saúde e educação para a iniciativa privada, setores fundamentais para o país. Um absurdo”, afirmou Mazano.
Os debates se intercalaram com a cobertura da manifestação, transmitida ao vivo para centenas de redes sociais de diversas entidades sindicais espalhadas pelo país.
A manifestação em Brasília culminou com passeata, do Museu Nacional ao Congresso Nacional, reunindo lideranças sindicais de todo o país, que protocolaram na Presidência da Câmara Federal o manifesto do movimento com conjunto de reivindicações e encaminhamentos do coletivo “Contra a PEC 32”.
O ato de Brasília faz parte do Plano de lutas que inclui a realização de uma Greve Geral dos Servidores, dia 18 de agosto.