MULHERNOTÍCIAS

Fessp-Esp celebra o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

No dia 25 de julho é celebrado internacionalmente o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data remonta à força, resiliência e contribuições significativas destas mulheres para a sociedade.

Esta comemoração é feita nesta data, pois, na década de 1990, mulheres de diversas Nações se reuniram na Capital da República Dominicana, Santo Domingo. Foi o primeiro encontro de Mulheres Afro-Latinas e Afro-Caribenhas. A reunião foi um evento histórico e um marco na luta por igualdade, justiça e reconhecimento das contribuições destas mulheres para o mundo.

No Brasil, a principal representante deste movimento é Tereza de Benguela, que liderou o Quilombo de Quariterê, na região do Estado do Mato Grosso, no Século XVIII.

Sob o comando de Tereza, o Quilombo de Quariterê resistiu por mais de duas décadas e prosperou, tornando-se uma comunidade autônoma e autossustentável. O legado dela é um marco pela resistência contra a opressão e pela luta por liberdade e igualdade.

O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha não é apenas em 25 de julho, mas diariamente, empunhando as principais armas que esta luta pede: os livros.

Sob a ótica de ícones como Nina Simone, Conceição Evaristo, Angela Davis e outras, é possível elaborar estratégias de combate ao machismo, ao sexismo, ao racismo e toda forma de preconceito contra as mulheres.

A Federação celebra esta data e saúda todas as mulheres negras, latino-americanas, caribenhas, com disposição de luta, que contribuem para um mundo melhor e que estão, diariamente, nas trincheiras da guerra contra o preconceito.

Fontes de pesquisa: Secretaria de Inclusão da Universidade Federal de Goiás; CNN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *