Centrais se reúnem e encaminham ações para barrar PEC 66
Em reunião na sede do Dieese nesta quarta (30), em São Paulo, os representantes dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais discutiram as ações que serão tomadas pelas entidades representativas dos Servidores a fim de barrar a PEC 66/2023.
Os trabalhadores já obtiveram um grande avanço na Câmara dos Deputados, com o relator da Proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Casa, Darci de Matos (PSD-SC), que apresentou relatório, aprovado na CCJC, retirando os artigos que eram prejudiciais às aposentadorias dos Servidores de todos os níveis, esferas e Poderes.
Participaram da reunião dirigentes representando a Força Sindical, CUT, CTB, CSB, UGT, Nova Central, Pública, ISP, CSPB e USAT.
Pela Federação, estiveram presentes o presidente Lineu Mazano, o vice, Eduardo Becker, e os diretores Filipe Carriço, Desirée de Marco, Karla Campos, Kátia Rodrigues e Rosaura Almeida.
Para o presidente Lineu, uma grande vitória foi a retirada dos artigos que atacavam diretamente as aposentadorias dos Servidores, mas ainda é preciso mobilizar para garantir que os direitos sejam mantidos.
“Precisamos agir com unidade. Precisamos fazer uma ação coordenada. Nossa luta contra a PEC 66 agora é para conquistar mais vitórias, pois, o parcelamento dos precatórios prejudica tanto Servidores Públicos quanto os credores”, avalia Lineu.
Segundo o presidente da Fessp-Esp, que também representou a CSPB, é preciso seguir com unidade de todas as entidades sindicais para evitar um grande desastre e a destruição da aposentadoria da categoria. “Precisamos continuar mobilizados para que prossiga sem ataques aos direitos previdenciários dos Servidores”, completa.
Encaminhamentos
Dentre os encaminhamentos da reunião, ficaram agendadas a Semana Nacional de Mobilização contra a PEC 66/2023, marcada para 25 a 29 de novembro, podendo ser estendido para outras datas do mês; a realização de uma live conjunta entre todas as entidades a nível nacional, que será exibida nos canais de YouTube e Facebook das entidades, no dia 27 de novembro, às 19h; a retomada do movimento Basta! a fim de alertar Servidores e a população em geral; a utilização do aplicativo Na Pressão para que deputados e senadores sejam pressionados pelas redes; e a realização de um abaixo-assinado que será enviado aos parlamentares, para que parem este ataque direto aos direitos previdenciários dos Servidores Públicos do Brasil.
Fotos
Clique aqui e acesse todas as fotos da reunião.